quinta-feira, agosto 28, 2008

1 - ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO

A CRIAÇÃO DOS NÚMEROS

Os números foram inventados pelos homens. Mas sua criação não aconteceu de repente surgiu da necessidade de contar coisas. O homem primitivo, por exemplo, contava traçando riscos na madeira ou no osso, ou ainda, fazendo nós em uma corda. Como era difícil contar quantidades grandes e efetuar cálculos com pedras, nós ou riscos simples, a necessidade de efetuar cálculos com maior rapidez levou o homem a criar símbolos, para representar quantidade. Na antiguidade, nem todos os povos usavam os mesmos símbolos. Vamos conhecer como alguns povos dessa época contavam.

A NUNERAÇÃO DOS ROMANOS

Os romanos representavam quantidades usando as próprias letras de seu alfabeto:

I - valia uma unidade
V - valia cinco unidades
X - representava dez unidades
L - indicava cinqüenta unidades
C - valia cem unidades
D - representava quinhentas unidades
M - indicava mil unidades

As quantidades eram representadas colocando-se os símbolos uns ao lado dos outros, conforme a seguinte regra:

- Os símbolos iguais juntos, até três , significava soma de valores:

II = 1 + 1 = 2

XXX = 10 + 10 + 10 = 30

CCC = 100 + 100 + 100 = 300

- Dois símbolos diferentes juntos, com o número menor aparecendo antes do maior, significava subtração de valores:

IV = 5 - 1 = 4

XL = 50 - 10 = 40

XC = 100 - 10 = 90

- Dois símbolos diferentes juntos, com o maior aparecendo antes do menor, significa soma de valores:

LX = 50 + 10 = 60

CCXXX = 200 + 30 = 230

DC = 500 + 100 = 600

MMMD = 3000 + 500 = 3500

- Para indicar quantidades a partir de 4000, os romanos usavam um traço horizontal sobre as letras correspondentes à quantidade de milhares:
__
IV = 4000
_
V = 5000
_
VCCCXX = 5320
_____
XXIII = 23000

obs: Os Romanos não conheciam um símbolo para representar o número zero


A NÚMERAÇÃO DOS HINDUS


Foram os hindus que inventaram os símbolos que usamos até hoje :
0,1,2,3,4,5,6,7,8 e 9

Esses símbolos, divulgados pelos árabes, são conhecidos como algarismos indo-arábicos e com eles escrevemos todos os números.

Mais adiante vamos falar sobre o sistema de numeração que usamos. Você sabe, por exemplo, que 51 e 15 representam quantidades bem diferentes.



NÚMEROS NATURAIS



Quando contamos uma quantidade de qualquer coisa (objetos animais, estrelas pessoas etc ) empregamos os números 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15,..........

Esses números são chamados de números naturais. Existem infinitos números naturais os números que aparecem juntos, como na seqüência acima são chamados números consecutivos.

Por exemplo 12 e 13 são consecutivos 13 é o sucessor (vem depois ) e 12 é o antecessor (vem antes) de 13

Observações:

1) todo número natural tem um sucessor (é o que vem depois)
2) todo número natural tem um antecessor (é o que vem antes), com exceção do zero
3) Um número natural e o seu sucessor são chamados números consecutivos.

PAR OU IMPAR

Um número natural é par quando termina em 0,2,4,6 ou 8
Os números pares são: 0,2,4,6,8,10,12,14,16......
Um número é ímpar quando termina em 1,3,5,7, ou 9.
Os números ímpares são: 1,3,5,7,9,11,13,15.......



EXERCICIOS

1) Determine

a) O sucessor de 199
R: 200
b) o sucessor de 7.777
R : 7.778
c) o sucessor de 1.005.000
R: 1.005.001
d) o sucessor de 7.777.779
R: 7.777.780
e) o sucessor de 4.060.999
R: 4.061.000
f) o antecessor de 399
R: 398
g) o antecessor de 6.666
R: 6.665
h) o antecessor de 50.000
R: 49.999
i) o antecessor de 6.084.000
R: 6.083.999
j) o antecessor de 1.000.000
R: 999.999

2) Adicione

a) 137 com o seu sucessor
R: 137 + 138 = 275
b) 298 com o seus antecessor
R: 297 + 298 = 595

3) Pense em todos os números naturais que se escreve com dois algarismos

a) Quantos são pares?
R: 45

b) Quantos são ímpares?
R: 45



ADIÇÃO

juntando, quanto dá?

A professora de língua Portuguesa indicou aos alunos de 5° série os livros que eles deverão ler no primeiro bimestre do ano letivo, o primeiro tem 64 páginas e o segundo têm 72 páginas. Nesses dois livros, quantas páginas, ao todo, os alunos vão ler?
Devemos contar as 72 páginas de um livro mais as 64 páginas do outro. Partindo de 72 e contando mais 64 vemos chegar ao resultado. Essa contagem é demorada, não é? Por isso, você aprendeu a fazer esta conta:

72 + 64 = 136
ou
   72
+ 64
----
136

Adicionar significa somar, juntar , ajuntar, acrescentar. No exemplo acima, os números 72 e 64 são parcelas da adição. O resultado, 136, é chamado soma. Veja outro exemplo:

600 + 280= 880—soma
parcelas

Vamos somar os números 272 e 339 em duas ordens diferentes calcule e compare os resultados

a) 272 + 339
b) 339 + 272

Na matemática, a operação da adição é usada quando devemos juntar duas ou mais quantidades. Consideremos, então, as seguintes situações em que vamos empregar a operação de adição


1º EXEMPLO

Uma empresa tem 1748 pessoas trabalhando na sua fábrica e 566 pessoas trabalhando no seu escritório. Quantas pessoas trabalham, ao todo, nessa empresa?
Resolução
Para resolver esse problema, devemos fazer 1748 + 566, ou seja

1748---parcela
+566---parcela
----
2314---soma ou total (resultado da operação)
logo, podemos dizer que nessa empresa trabalham 2314 pessoas

2º EXEMPLO

Em uma escola, o início das aulas é às 7h 30min. Como cada aula tem 50 minutos de duração, a que horas termina a primeira aula?

Resolução
Para resolver esse problema, devemos fazer 7h 30min + 50 min, ou seja

7h 30 min----parcela
+ 50 min----parcela
---------
7h 80 min----soma ou total

Como 1 hora tem 60 minutos, então 80 minutos correspondem a 1h 20 min. Então 7h 80 min = 7 h + 1h 20 min = 8 h 20 min
logo, podemos dizer que a primeira aula termina às 8 h 20 min

3º EXEMPLO

Durante o ano de 2008, uma equipe de futebol venceu 49 partidas, empatou 18 partidas e perdeu 5 partidas. Quantas partidas essa equipe disputou durante o ano de 2008?

Resolução
Para resolver o Problema, devemos calcular 49 + 18 + 5, ou seja :

49---parcelas
18---parcelas
+5---parcelas
--
72---soma ou total
Logo, podemos dizer que essa equipe disputou 72 partidas

EXERCÍCIOS

1) Calcule as somas

a) 10 + 11 = 21
b) 10 + 21 = 31
c) 10 + 31 = 41
d) 10 + 41 = 51
e) 10 + 51 = 61
f) 10 + 61 = 71
g) 10 + 71 = 81
h) 10 + 81 = 91
i) 10 + 91 = 101
j) 12 + 66 = 78
l) 13 + 48 = 61
m) 67 + 89 = 156
n) 97 + 89 = 186
o) 56 + 87 = 143
p) 84 + 77 = 161
q) 38 + 98 = 136
r) 69 + 73 = 142
s) 83 + 99 = 182
t) 73 + 37 = 110
u) 75 + 23 = 98
v) 37 + 67 = 104
x) 88 + 88 = 176
z) 99 + 99 = 198

2) calcule as somas

a) 110 + 100 = 210
b) 120 + 101 = 221
c) 130 + 111 = 241
d) 140 + 121 = 261
e) 150 + 131 = 281
f) 170 + 132 = 302
g) 180 + 134 = 314
h) 190 + 135 = 325
i) 200 + 136 = 336
j) 201 + 137 = 338
l) 210 + 138 = 348
m) 220 + 139 = 359
n) 230 + 140 = 370
o) 240 + 150 = 390
p) 250 + 160 = 410
q) 260 + 170 = 430
r) 270 + 180 = 450
s) 280 + 190 = 470
t) 290 + 200 = 490
u) 311 + 212 = 523
v) 548 + 645 = 1193
x) 665 + 912 = 1577
z) 987 + 789 = 1776

3) Efetue as adições

a) 1487 + 2365 = 3852
b) 6547 + 5478 = 12025
c) 4589 + 4587 = 9176
d) 3258 + 9632 = 12890
e) 7896 + 5697 = 13593
f) 5423 + 8912 = 14335
g) 7463 + 9641 = 17104
h) 2536 + 5847 = 8383
i) 7788 + 9988 = 17776
J) 1122 + 4477 = 5599
l) 7946 + 3146 = 11092
m) 4562 + 3215 = 7777
n) 1478 + 8632 = 10110
o) 8437 + 2791 = 11228
p) 2491 + 8461 = 10952
q) 6258 + 6412 = 12670
r) 5353 + 7887 = 13240
s) 3226 + 9558 = 12784
t) 1112 + 9994 = 11106
u) 6537 + 4538 = 11075
v) 2197 + 8617 = 10814
x) 1002 + 9913 = 10915
z) 9999 + 8888 = 18887

4) Efetue as adições

a) 296 + 1634 + 98 = 2028
b) 109 + 432 + 7482 = 8023
c) 48 + 16409 + 287 = 16744
d) 31 + 1487 + 641 + 109 = 2268
e) 3412 + 1246 = 4658

5) Determine a soma do número 273 com o seu sucessor
R: 547

6) Um objeto custa R$ 415.720,00. O comprador terá ainda R$ 28.912,00 de despesa de frete. Quanto o comprador vai pagar?
R: 444632

7) Ao receber o meu salário paguei R$ 437,12 de aluguel, R$ 68,14 de impostos. R$ 1.089,67 de gastos com alimentação e ainda me sobraram R$ 749,18. Quanto recebi de salário?
R: 2344,11

8) Um menino estuda 2 horas e 45 minutos pela manhã e 4 horas e 30 minutos à tarde. Quantos minutos estuda diariamente?
R: 435 min

9) Um automóvel passou pelo quilômetro 435 de uma rodovia. Ele ainda deverá percorrer 298 quilômetros até chegar ao seu destino. Quantos quilômetros da estrada vai percorrer para chegar ao destino?
R: 733

10) Em 1990 o Brasil vendeu para o exterior 283.356 veículos e, em 1991, essa venda foi de 345.760 veículos. Quantos veículos o Brasil vendeu para o exterior nesses dois anos?
R: 629.116

11) Uma empresa tem sede em São Paulo e filiais em outros estados. Na sede trabalham 316 pessoas e nas filiais 1098 pessoas. Quantas pessoas trabalham nessa empresa?
R: 1.414

12) Em um condomínio, há 675 lotes já vendidos e 1095 lotes para vender. Quantos lotes de terreno há nesse condomínio?
R: 1770

13) Uma escola funciona em dois turnos. No turno matutino há 1407 alunos e no turno vespertino há 1825 alunos. Quantos alunos estudam nessa escola?
R: 3232

14) Uma empresa produziu no primeiro trimestre 6905 peças. no segundo trimestre, a mesma empresa produziu 795 peças a mais que no primeiro trimestre. Nessas condições:

a) Quantas peças a empresa produziu no segundo trimestre?
R: 7700

b) Quantas peças a empresa produziu no semestre?
R: 14605

15) Nei comprou um aparelho de som por 635 reais e as caixas de som por 128 reais. Tendo pago 12 reais pela instalação, qual a quantia que ele gastou ?
R: 775

16) De acordo com o censo realizado em 1991, o estado da Paraíba tem 1.546.042 homens e 1.654.578 mulheres. Qual é a população da Paraíba segundo esse censo?
R: 3.200.620

17) Calcule:

a) 1705 + 395 = 2100
b) 11.048 + 9.881 = 20929
c) 4.907 + 62.103 = 67010
d) 275.103 + 94.924 = 370027
e) 545 + 2.298 + 99 = 2.942
f) 7.502 + 209.169 + 38.425 = 255.096



PROPRIEDADES DA ADIÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS

Vamos observar a seguinte situações:

1º) consideremos os números naturais 40 e 24 e vamos determinar a sua soma ?
 40 + 24 = 64

trocando a ordem dos números, vamos determinar a sua soma
24 + 40 = 64

De acordo com as situações apresentadas, podemos escrever
40 + 24 = 24 + 40

Esse fato sempre vai ocorrer quando consideremos dois números naturais Daí concluímos
Numa adição de dois números naturais, a ordem das parcelas não altera a soma. Essa propriedade é chamada PROPRIEDADE COMUTATIVA DA ADIÇÃO

2º) Consideremos os números naturais 16,20 e 35 e vamos determinar a sua soma:

16 + 20 + 35
=36 + 35
=71

16 + 20 + 35
= 16 + 55=
=71

De acordo com as situações apresentadas, temos
(16 + 20) + 35 = 16 + (20 + 35)

Esse fato se repete quando consideramos três números naturais quaisquer Então: Numa adição de três ou mais números naturais quaisquer, podemos associar as parcelas de modo diferentes. Essa propriedade é chamada PROPRIEDADE ASSOCIATIVA DA ADIÇÃO

3º) Consideremos os números naturais 15 e 0 e vamos determinar a sua soma, independentemente da ordem dos números:

15 + 0 = 15
0 + 15 = 15

Você nota que o número o não influi no resultado da adição.
Então Numa adição de um número natural com zero a soma é sempre igual a esse número natural.
Nessas condições, o numero zero é chamado ELEMENTO NEUTRO DA ADIÇÃO.



SUBTRAÇÃO



Na matemática, a operação da subtração é empregada quando devemos tirar uma quantidade de outra quantidade.

veja o exemplo

O estádio do Pacaembu, na cidade de São Paulo, tem capacidade para 40.000 pessoas. È também na cidade de São Paulo que se encontra o estádio do Morumbi que tem capacidade para 138.000 pessoas.
Para se ter uma idéia do tamanho do Morumbi, se colocarmos nele 40.000 ainda sobrarão muitos lugares. Quanto sobrarão?

Dos 138.000 lugares devemos tirar os 40.000 assim
138.000 - 40.000 = 98.000

sobrarão 98.000 lugares.
Subtrair significa tirar,diminuir.

Na subtração anterior, o número 138.000 é chamado minuendo e 40.000 é o subtraendo, o resultado, 98.000, é chamado diferença ou resto.

EXERCÍCIOS

1) calcule as subtrações

a) 47 - 31= (R: 16)
b) 58 - 45= (R: 13)
c) 65 - 57= (R : 8)
d) 89 - 65= ( R: 24)
e) 97 - 21= (R: 76)
f) 78 - 34= (R: 44)
g) 56 - 31= (R: 25)
h) 87 - 78= (R: 9 )
i) 98 - 78= (R: 20)
j) 48 - 29= (R: 19)
l) 38 - 29= ( R: 9)
m) 68 - 59= (R: 9 )
n) 56 - 37= (R: 19)
o) 23 - 19= (R: 4)
p) 99 - 81= (R: 18)
q) 21 - 19= (R: 2)
r) 23 - 22= (R: 1)
s) 18 - 14= (R: 4)
t) 74 - 49= (R: 25)
u) 74 - 37= (R: 37)
v) 74 - 52= (R: 22)
x) 74 - 63= (R: 11)
z) 96 - 13= (R: 83)

2) Calcule as Subtrações

a) 72224-6458= (R: 65766)
b) 701-638= (R: 63)
c) 131003-88043= (R: 42960)
d) 1138-909= (R: 229)
e) 80469-6458 = (R: 74011)
f) 866 - 638 = (R: 228)
g) 131012-88142= (R: 42870)
h)2238 - 909 = (R: 1329)
i) 802-638 = (R: 164)

3)Dom Pedro II, imperador do Brasil, faleceu em 1891 com 66 anos de idade. Em que ano ele nasceu?
R: 1825

4) Um avião Boeing 747 pode transportar 370 passageiros e um avião DC-10 pode transportar 285 passageiros. Quantos passageiros o Boeing 747 pode transportar a mais que o DC10?
 (R: 85 passageiros)

5) À vista um automóvel custa 26.454 reais. À prazo o mesmo automóvel custa 38.392 reais. A diferença entre o preço cobrado é chamado de juros. Qual é a quantia que pagará de juros?
(R: 11.938)

6) Um avião pode transportar 295 passageiros. Em determinado vôo, o avião está transportando 209 passageiros. Quantas poltronas desse avião não estão ocupadas?
(R: 86 )

7) Se Antonio tem 518 selos e Pedro tem 702 selos, Quantos selos Pedro tem a mais que Antonio?
(R: 184 )

8) Ézio tem 95 reais e quer comprar uma máquina fotográfica que custa 130 reais. Quantos reais faltam para ele comprar a máquina?
(R: 35)

9)De acordo com o Censo de 1980, a população de uma cidade era de 79.412 habitantes. Feito o Censo em 1991, verificou-se que a população dessa cidade passou a ser de 94.070 habitantes. Qual foi o aumento da população dessa cidade nesse período de tempo?
(R: 14.658)

10)Uma industria, no final de 1991, tinha 10.635 empregados. No inicio de 1992 em virtude da crise econômica dispensou 1.880 funcionários. Com quantos funcionários a indústria ficou?
(R: 8.755)

11) Qual a diferença entre 10.000 e 5.995?
(R: 4005 )

12) Quantas unidades faltam a 499 para atingir 1 unidade de milhar?
(R: 501)

13) Efetue:

a) 2620 - 945 = (R: 1.675)
b) 7000 - 1096 = (R: 5904)
c) 11011 - 7997 = (R: 3014)
d) 140926 - 78016 = ( R: 62910)

14) Considere os números 645 e 335. Nessas condições:

a) Determine a diferença entre eles
R: 310

b) Adicione 5 unidades ao primeiro número e 5 unidades ao segundo número e calcule a diferença entre os novos números que você obteve.
R: 650,340, 310


MULTIPLICAÇÃO


A multiplicação é uma adição de parcelas iguais.
veja
3+3+3+3 = 12

Podemos representar a mesma igualdade por
4 x 3 = 12 ou 4 . 3 = 12

Essa operação chama-se multiplicação e é indicada pelo sinal . ou x

Na multiplicação 4 x 3 = 12
dizemos que;

4 e 3 são os fatores
12 é o produto


1º exemplo

Um edifício de apartamentos tem 6 andares. Em cada andar a 4 apartamentos. Quantos apartamentos tem o edifício todo?

Resolução

Para resolver esse problema, podemos fazer
4 + 4 + 4 + 4 + 4 + 4 = 24

Essa mesma igualdade pode ser representada por:
6 x 4 = 24
Logo podemos dizer que o edifício tem 24 apartamentos

2° Exemplo

A fase final do torneio de voleibol da liga nacional é disputado por 4 equipes. Cada equipe pode inscrever 12 jogadores. Quantos jogadores serão inscritos para disputar a fase final desse torneio?

resolução

Para resolver esse problema podemos fazer
12 + 12 + 12 + 12 = 48

Essa mesma igualdade pode ser representada por:
4 x 12 = 48

EXERCÍCIOS

1) Calcule as multiplicações

a) 5 x 5 = 25
b) 5 x 15 = 75
c) 5 x 115 = 575
d) 5 x 25 = 125
e) 5 X 125 = 625
f) 5 x 55 = 275
g) 5 x 75 = 375
h) 5 x 375 = 1875
i) 5 x 1257 = 6285
j) 6 x 5 = 30
l) 6 x 15 = 90
m) 6 x 115 = 690
n) 6 x 25 = 150
o) 6 x 125 = 750
p) 6 x 55 = 330
q) 6 x 75 = 450
r) 6 x 375 = 2250
s) 6 x 1257 = 7542
t) 7 x 5 = 35
u) 7 x 15 = 105
v) 7 x 115 = 805
x) 7 x 25 = 175
z) 7 x 125 = 875
w) 7 x 55 = 385

2) Calcule as multiplicações

a) 7 x 75 = 525
b) 7 x 375 = 2625
c) 7 x 1257 = 8799
d) 8 x 5 = 40
e) 8 x 15 = 120
f) 8 x 115 = 920
g) 8 x 25 = 200
h) 8 x 125 = 1000
i) 8 x 55 = 440
j) 8 x 75 = 600
l) 8 x 375 = 3000
m) 8 x 1257 = 10056
n) 9 x 5 = 45
o) 9 x 15 = 135
p) 9 x 115 = 1035
q) 9 x 25 = 225
r) 9 x 125 = 1125
s) 9 x 55 = 495
t) 9 x 75 = 675
u) 9 x 375 = 3375
v) 9 x 1257 = 11313
x) 9 x 999 = 8991
z) 9 x 123 = 1107

3) Efetue as Multiplicações

a) 153 x 7 = 1071
b) 1007 x 9 = 9063
c) 509 x 62 = 31558
d) 758 x 46 = 34868
e) 445 x 93 = 41385
f) 289 x 140 = 40460
g) 1782 x 240 = 427680
h) 2008 x 405 = 813240
i) 2453 x 1002 = 2457906

4) Efetue as multiplicações

a) 28 x 0 = 0
b) 49 x 10 = 490
c) 274 x 10 = 2740
d) 158 x 100 = 15800
e) 164 x 1000 = 164000
f) 89 x 10000 = 890000

5) Considerando 1 mês = 30 dias e 1 ano = 365 dias, uma semana = 7 dias, determine:

a) quantos dias há em 15 semanas completas.
(R: 105 dias)

b) Quantos dias há em 72 meses completos.
(R: 2160 dias)

c) Quantos dias há em 8 anos completos.
(R: 2920 dias)

6) Para uma demonstração de ginástica, um professor de Educação Fisíca prepara 64 grupos de alunos. Cada grupo é formado por 25 alunos. Quantos alunos devem participar dessa demonstração?
R: 1600

7) Com 12 prestações mensais iguais de 325 reais posso comprar uma moto. Quanto vou pagar por essa moto?
R: 3900 reais

8) Qual é o número natural que você vai obter quando multiplicar 736 por 208?
R: 153.088

9) Para cobrir o piso de um barracão foram colocados 352 placas de 35 metros quadrados cada uma. Quantos metros quadrados tem o piso desse barracão?
R: 12320 metros quadrados

10) Um carro bem regulado percorre 12 quilômetros com um litro de gasolina. Se numa viagem foram consumidos 46 litro, qual a distância em quilômetros que o carro percorreu?
R: 552 quilômetros

11) Em um teatro há 18 fileiras de poltronas. Em cada fileira foram colocadas 26 poltronas. Quantas poltronas há nesse teatro?
R: 468 poltronas
.
12) Em uma multiplicação, os fatores são 134 e 296. Qual o produto?
R: 39.664

13) Numa mercearia há 7 caixas de bombons e cada caixa contém 3 dúzias de bombons. Quantos bombons há na mercearia?
R: 252

14) Uma pessoa deu R$ 4.700,00 de entrada na compra de um objeto e pagou mais 6 prestações de R$ 2.300,00. Quanto custou o objeto?
R: 18.500

15) Um motorista percorreu 749 km em 6 dias. Nos cinco primeiros dias andou 132 km por dia. Quanto percorreu no 6º dia ?
R: 89

16) Calcule:

a) 19x6= 114
b) 46x12= 552
c) 321x11= 3531
d) 329x25= 8225
e) 1246x24= 29904
f) 67632x101= 6830832

17) Calcule as contas:

a) 18x5x2= 180
b) 5x2x24= 240
c) 2x5x44= 440
d) 37x2x5= 370
e) 12x4x5= 240
f) 4x5x15= 300

PROPRIEDADES ESTRUTURAIS DA MULTIPLICAÇÃO


1) FECHAMENTO

O produto de dois números naturais é um número natural
5 x 3 = 15

2) COMUTATIVA

A ordem dos fatores não altera o produto.
2 x 7 = 14
7 x 2 = 14
assim: 2 x 7 = 7 x 2

3) ELEMENTO NEUTRO

O número 1 na multiplicação é um número neutro
5 x 1 = 5
1 x 5 = 5

4) ASSOCIATIVA

A multiplicação de três números naturais pode ser feita associando-se os dois primeiros ou os dois últimos fatores
(3 x 4 ) x 5 = 12 x 5 = 60
3 x ( 4 x 5 ) = 3 x 20 = 60


5) DISTRIBUTIVA DA MULTIPLICAÇÃO EM RELAÇÃO A ADIÇÃO

Na multiplicação de uma soma por um número natural, multiplica-se cada um dos termos por esse número .

veja:
1) 2 x (5+3) = 2 x 8 = 16

2) 2 x 5 + 2 x 3 = 10 + 6 = 16

DIVISÃO EXATA

Consideremos dois números naturais, dados numa certa ordem, 10 é o primeiro deles e 2 é o segundo .
Por meio deles determina-se um terceiro número natural que, multiplicado pelo segundo dá como resultado o primeiro. Essa operação chama-se divisão e é indicada pelo sinal :
Assim,
10:2 = 5 porque 5x2 = 10
Na divisão 10:2=5, dizemos que:
10 é o dividendo
2 é o divisor
5 é o resultado ou quociente

EXEMPLO

Um colégio levou 72 alunos numa excursão ao jardim zoológico e para isso repartiu igualmente os alunos em 4 ônibus. Quantos alunos o colégio colocou em cada ônibus?
Para resolver esse problema, devemos fazer uma divisão 72 : 4 = 18 , sendo assim cada ônibus tinha 18 alunos.

EXERCÍCIOS

1) Calcule as divisões

a) 20:5= 4
b) 16:8= 2
c) 12:1= 12
d) 48:8= 6
e) 37:37= 1
f) 56:14= 4

2) Observe a igualdade 56:7=8 e responda:

a) Qual é o nome da operação?
R: divisão

b)Como se chama o número 56?
R: dividendo

c)Como se chama o número 7?
R: divisor

d)como se chama o número 8?
R: Quociente ou resultado

3)Efetue as divisões

a) 492:4= 123
b) 891:9= 99
c) 4416:6= 736
d) 2397:17= 141
e) 1584:99= 16
f) 1442:14= 103
g) 21000:15= 1400
h) 7650:102= 75
i) 11376:237= 48


4) Responda

a)Qual é a metade de 784?
R: 392

b)Qual é a terça parte de 144?
R: 48

c)Qual é a quinta parte de 1800?
R: 360

d)Qual é a décima parte de 3500?
R: 350

5)Em um teatro há 126 poltronas distribuídas igualmente em 9 fileiras. Quantas poltronas foram colocadas em cada fileira?
R: 14 poltronas

6)Quantos garrafões de 5 litros são necessários para engarrafar 315 litros de vinho?
R: 63 garrafões

7)Uma pessoa ganha R$ 23,00 por hora de trabalho. Quanto tempo deverá trabalhar para receber R$ 391,00?
R: 17 horas

8)Uma torneira despeja 75 litros de água por hora. Quanto tempo levará para encher uma caixa de 3150 litros ?
(R: 42 horas)

9) Numa pista de atletismo uma volta tem 400 metros. Numa corrida de 10.000 metros, quantas voltas o atleta tem de dar nessa pista?
( R: 25 voltas)

10) Um livro tem 216 páginas. Quero terminar a leitura desse livro em 18 dias, lendo o mesmo número de páginas todos os dias. Quantas páginas preciso ler por dia?
R: 12 paginas

11)Quantos grupos de 18 alunos podem ser formados com 666 alunos?
R: 37 grupos

12)Uma tonelada de cana de açúcar produz aproximadamente 85 litros de álcool. Quantas toneladas de cana são necessárias para produzir 6970 litros de álcool?
R: 82 toneladas

DIVISÃO NÃO EXATA

Nem sempre é possível realizar a divisão exata em N
considerando este exemplo
7 : 2 = 3 sobra 1 que chamamos de resto
Numa divisão, o resto é sempre menor que o divisor

Exemplo

Uma industria produziu 183 peças e quer colocá-las em 12 caixas, de modo que todas as caixas tenham o mesmo número de peças. Quantas peças serão colocadas em cada caixa?

resolução
Para resolver esse problema devemos fazer 183 : 12, tendo como resultado 15 e resto 3.
Como o resto é 3, dizemos que esta é uma divisão com resto ou uma divisão não exata.
Logo na caixa serão colocadas 15 peças, sobrando ainda 3 peças.

EXERCÍCIOS

1) Determine o quociente e o resto das seguintes divisões:

a) 79:8= ( R: 9 resto=7)
b) 49:8= (R: 6 resto=1)
c) 57:8= (R: 7 resto=1)
d) 181:15= (R: 12 resto=1)
e) 3214:10= (R: 321 resto=4)
f) 825:18= (R: 45 resto=15)
g) 4937:32= (R: 154 resto=9)
h) 7902:12= (R: 658 resto=6)
i) 1545:114= (R: 13 resto=63)

66 Comments:

Blogger Luis said...

Parabens pelo material, estou usando para ensinar o meu filho que esta com dificuldade escola, ja comprei ate um quadro branco. Valeu pela ajuda ..

12:41 PM  
Blogger belobel said...

Muito obrigado pelo material estou acrescentando algumas figuras para melhor visualização.
desde já agardeço, pois facilitou bastante no aprendizado de minha filha.

Alberison Lucena

10:16 AM  
Blogger ANA SILVIA DUDA said...

Olá, vai me ajudar no estudo para um concurso público, está muito mais fácil de relembrar, obrigada

7:00 PM  
Blogger Hugo-jj said...

Parabens estou acompanhando tudo que vc tem postado valeu

8:19 PM  
Blogger Unknown said...

Olá adorei estou começando a ministar aula esse ano e o seu material é maravilhoso e foi de grande ajuda já q matemática não é a minha área e tô tendo q aplicar as aulas ...obrigada ...

11:08 PM  
Blogger colheita said...

excelente, muito obrigada ajudei muito a minha filha que está em época de provas, valeu

5:53 PM  
Blogger hanny said...

muito obrigada pela ajunda mi ajuntou muito
pra mi fazer a independência de matemática e tão bem pra mi ajunda no dia-a-dia

3:34 PM  
Blogger Unknown said...

Oi valeu pela ajuda sou professora de ensino fundamental e o material foi de muita importância.Adorei!

8:36 PM  
Blogger Exercicios de matemática 5/ serie said...

Adorei o conteudo pois é rico em exercicios e explicaçoes claras e objetivas

4:11 PM  
Blogger DANILO CORTES said...

Gostei do material. Tem me ajudado muito nas aulas que preparo para meus alunos.
Valeu!

12:56 PM  
Blogger Unknown said...

tanks, very good
may fader love

10:07 AM  
Blogger Unknown said...

eu sou blogeira mas cnfeço que entre os meus 26 anos de blogar nunca vi um blog de estudo menhor qe esse

7:34 PM  
Blogger Unknown said...

Muito bom!! Está sendo de grande ajuda!!!

10:13 AM  
Blogger horacio said...

gostaria de saber se vc pode me ajudar , pois fiquei 29 anos fora da escola e agora estou de volta , e me perco nas contas de subtração , sera que vc pode me ajudar ? obrigardo mauricio , este aqui é meu e-mail vc poderia me mandar alguns exercios para eu fazer poder ser ? mauricio-evan@bol.com.br

6:39 PM  
Blogger morena said...

olha nao sei quem que fez o blogger e otimo tinha tu que eu pencisava
obg

8:14 AM  
Blogger Unknown said...

Excelente as atividades!
Obrigada

11:05 PM  
Blogger Renan said...

muito bem valeuu mesmo tirei nota maxima no meutrabalho da escola brigadão mesmo em

10:41 PM  
Blogger Unknown said...

Excelente. Meu filho precisa muito.

7:20 PM  
Blogger Unknown said...

Excelente. Parabéns pelo material e pela iniciativa.

7:23 PM  
Blogger Frajolão said...

Muito obrigado pelo post, vai me ajudar muito.

2:30 PM  
Blogger Unknown said...

Efetua a adição ? ñ tem ñ

12:03 PM  
Blogger Jeniffer.M said...

nossa de+.. tirei 3,00 no teste presizo tirar 10,00 na prova tÔ estudando e eu tenho esperança que eu vou tirar essa nota graça a esse blog obg a todos vcs

12:37 PM  
Blogger Unknown said...

obrigado por ter me ajudado









Amanda

8:19 PM  
Blogger Unknown said...

Eu sei que vou aprender muito nesse blog

5:11 PM  
Blogger Adriana Tesch said...

Olá os conteúdos desse blog estão maravilhosos para trabalharmos com as crianças do sexto ano!
Parabéns.
Adri

11:23 PM  
Anonymous Anônimo said...

Muito obrigada pela iniciativa em disponibilizar este conteúdo (e os demais) e ensiná-lo tão bem.

Eu precisava revisar Matemática. Seu blog foi um alento.

Grata.

11:12 AM  
Blogger Daiane said...

Gostaria de saber o resultado dessa operação pois minha filha errou na prova (jOÃO E BRUNO TÊM , JUNTOS. R$800.JOÃO TEM O DOBRO DO QUE BRUNO TEM >qUAL É O VALOR QUE CADA UM TEM?

4:34 PM  
Blogger Daiane said...

minha filha não consegui resolver essa questão na prova, gostaria de saber o resultado (JOÃO E BRUNO TÊM, JUNTOS,R$800.JOÃO TEM O DOBRO DO QUE BRUNO TEM. QUAL O VALOR QUE CADA UM TEM?

4:43 PM  
Blogger Ricardo said...

AMEI ESTAS CONTAS

8:53 PM  
Blogger Ricardo said...

AMEI ESTAS CONTAS

8:54 PM  
Blogger Aulas de Educação a distância da FEBF. said...

A simplicidade do material me encantou. Vou usar com a minha turma.

6:51 AM  
Blogger Kelly Crys said...

como se ensino minha filha a resolver esse problema metade de 784. Kelly

12:52 AM  
Blogger Kelly Crys said...

Este comentário foi removido pelo autor.

12:53 AM  
Blogger Kelly Crys said...

como faço essa conta com minha filha metade de 784 . não lembro me ensine como posso faze com ela. obrigada

12:55 AM  
Blogger belobel said...

Voce devera primeiro verificar se o número é par, pois todo o número par é múltiplo de 2.; Logo no começo separe o 7 quantas vezes o dois esta no 7 = 3 sobra 1, junte ao 4 que resultará em 14 da mesma maneira quantos 2 tem em 14 = a 7 e por final resta o dois que dividido por dois resta 1. o resultado será 371. espero ter ajudado

8:38 AM  
Blogger Noticias Habbo Hotel said...

Olha eu achei bem legal o site mas nao encontri minha opcaooo desejada
q

9:56 AM  
Blogger hack said...

Nossa isso é mt bom eu estou usando sempre quando tenho prova eu venho nesse site e procuro as divisoa mult. sub. etc mt legal !!1 parabens

2:21 PM  
Blogger hack said...

Nossa isso é mt bom eu estou usando sempre quando tenho prova eu venho nesse site e procuro as divisoa mult. sub. etc mt legal !!1 parabens

2:21 PM  
Blogger Jusel said...

Parabéns pela iniciativa...Já está nos meus favoritos...Estou usando com meu filho...
Jusel Espindola

10:37 PM  
Blogger IgorKadu said...

Muito Obrigado!

O material está muito bom, vou elaborar atividades para meu vizinho.Pois ele está com um pouco de dificuldade em Divisão e Multiplicação.

Vlww...

4:37 PM  
Blogger IgorKadu said...

Muito Obrigado!

O material está muito bom, vou elaborar atividades para meu vizinho.Pois ele está com um pouco de dificuldade em Divisão e Multiplicação.

Vlww...

4:38 PM  
Blogger manuella said...

copiei tudo em um caderno pois vai me ajudar muito pois tenho um pouco de dificuldade em multiplicações divisão e etc...

5:09 PM  
Blogger tatiana said...

Oiii, tenho 11 anos e tirei uma nota baixa em matemática, estou no 6° ano, e gostaria que você mandasse alguns exercícios extras para mim, se você poder mande no meu E-mail : tatidgomes@gmail.com

6:39 PM  
Blogger eedouradoii.coord@gmail.com said...

Obrigado Professor!
Um excelente material para reforço e aulas.

10:52 PM  
Blogger Strong said...

Muito obrigada tenho prova hoje é mesmo tendo 18 anos nem sendo mais 5 sere tinhas dificuldades na matéria mas agora pelo menos vou levar uma notinha boa professor vem da aula na sala muito bom vlw...

10:57 AM  
Blogger DEUS NO CEU NÓIS NA TERRA said...

Parabéns pela site...ta me ajudando muito com um projeto que estou aplicando na escola onde trabalho...para melhorar o desempenho dos alunos...se tiver como vc enviar mais ainda..agradeço..denilson_agustino@hotmail.com

1:17 AM  
Blogger DEUS NO CEU NÓIS NA TERRA said...

Parabéns pela site...ta me ajudando muito com um projeto que estou aplicando na escola onde trabalho...para melhorar o desempenho dos alunos...se tiver como vc enviar mais ainda..agradeço..denilson_agustino@hotmail.com

1:17 AM  
Blogger DEUS NO CEU NÓIS NA TERRA said...

parabéns pela matarial...queria saber se tem mais.. tô prescisando , por que tem um projeto na minha escola que estamos desenvolvendo para resgatar essa base da matemática...denilson_agostinho@hotmail.com

1:19 AM  
Blogger Aula de música said...

Agradeço gente por postarem em meu blog, fiquei muito feliz em ter ajudado e ver que estudantes estão se esforçando. parabéns a todos
De Valdeci Anger

4:28 PM  
Blogger Unknown said...

professor eu estou com uma duvida e tenho que fazer um trabalho de matematica valendo pontoe preciso que vc me ajude e o seguinte,numa adiçao,se aumentarmos 16 unidades na 1º parcela e diminuirmos12 na 2º parcela,a soma aumentara ou diminuira.como faço para saber o resultado obrigada

11:41 PM  
Blogger Vilma Schaefer said...

Uau, utilizei com meu filho do setimo ano e agora com minha filha no sexto ano. Muito obrigada. De primeira linha, já inclusive indiquei para outros responsaveis! Nem palavras tenho para agradecer o material que disponivel! Muito muito obrigada!

11:59 PM  
Blogger Vilma Schaefer said...

Uau, utilizei com meu filho do setimo ano e agora com minha filha no sexto ano. Muito obrigada. De primeira linha, já inclusive indiquei para outros responsaveis! Nem palavras tenho para agradecer o material que disponivel! Muito muito obrigada!

12:00 AM  
Blogger Matemática.com said...

Otimo material!
Valeu pela socialização.
Abraços

10:03 AM  
Blogger big tchema said...

Estou duvidoso sobre certa situação que me apareceu que é a seguinte: 12:2*(1-4+6)*2. O que quero saber é o seguinte: Entre a divisão e a multiplicação existe alguma prioridade entre elas? isto é, começa-se com a divisão ou a multiplicação? Ou o que estiver em primeiro lugar é o que se usa?

8:28 AM  
Blogger juliana santos said...

Este comentário foi removido pelo autor.

8:22 AM  
Blogger juliana santos said...

Este comentário foi removido pelo autor.

8:27 AM  
Blogger BIBI said...

Excelente material! Estou utilizando com meu aluno de reforço do 6º ano!

Muito obg!

12:13 PM  
Blogger Juri Tanaka said...

esse estudo de propriedades é muito enteressante para estudantes de quinto ano eu comecei a estudar essas propriedades com os meus 7 ano de idade com a minha mãe e minha professora me ajudando nas propriedades de estudantes de quinto ano de escolaridade!!!!!! MUITO OBRIGADO POR QUERER ME AJUDAR NESTA PARTE DE ESCOLARIDADE

1:21 PM  
Blogger Juri Tanaka said...

JULIANA TAVARES TEIXEIRA É UMA PIMA DE BRUNA TAVARES SANTOS QUE AS DUAS É MUITO ESTUDIOSAS POR ISSO EU BRUNA TAVARES SANTOS PRIMA DELA QUER CONHECE-LA PESSOALMENTE







1:31 PM  
Blogger Mickael said...

nem sabe "escrivinhar" direito

9:57 PM  
Blogger Mary sampaio said...

Muito legal aprede muito

1:48 PM  
Blogger Unknown said...

10 anos sem ir em uma escola voltei agora estou fazendo 6ano a antiga 5 série não lembro de quase nada e a matemática e muito diferente .

11:44 PM  
Blogger Melinha said...

Muito bom!!

9:33 AM  
Blogger Unknown said...

Muito bem explicado

4:50 PM  
Blogger Professora Francineide said...

Meu nome é Francineide

Todo material divulgado é certamente muito valioso para nós que trabalhamos com esta disciplina. Muito obrigada.

9:59 AM  
Blogger Unknown said...

Muito bom,material❤️

11:07 AM  

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